As casas de férias tão especiais

junto à Ria Formosa

 



 

 

 

 

 

As Praias da Ria Formosa


 

 

 

 

 

 

As praias próximas das nossas casas de férias ficam em pleno Parque Natural da Ria Formosa, um sistema lagunar com ilhas barreira que o separam do Oceano Atlântico. A Ria está sob influência das marés, que a deixam submersa ou emersa em cada ciclo de marés, que tem uma duração de 6 horas. A amplitude das marés varia entre aproximadamente 1m e 3m, pelo que os passeios pelo Ria não apresentam perigosidade alguma.

 

 

A Ria é um refúgio para inúmeras aves e um lugar ideal para passeios e caminhadas, mesmo para crianças. Miúdos e graúdos encontrarão um mundo natural fascinante, cheio de curiosidades a cada passo, com uma fauna e flora riquíssima e cursos de águas quentes e pouco profundas, ideais para banhos. 

 

  

 

Nas ilhas barreira encontramos praias com paisagens dunares infindáveis, onde mesmo nos meses de Verão não falta espaço para quem procura um lugar tranquilo. Aqueles que, por outro lado, preferem a animação habitual das praias algarvias, encontrá-la-ão nas conhecidas praias próximas, com restaurantes e bares de praia, aluguer de toldos ou colmos, gaivotas, gôndolas, pranchas de windsurf, entre outros.

 

Algumas dicas:

 

Livramento Pedras De'l Rei (Praia do Barril)
Ilha de Tavira Ilha da Fuzeta
Ilha da Culatra / Farol Praias do Barlavento (costa rochosa)

     

Livramento

Durante a baixa mar, a Ria pode ser atravessada a partir do pequeno porto de pesca do Livramento até ao canal principal, que separa as ilhas barreira da Ria. Esta caminhada leva ca. 30 minutos. Existe um caminho mais curto, através das salinas desactivadas em frente à Marisqueira Fialho, no Sítio do Pinheiro, onde a Ria pode ser atravessada em 5 minutos, com uma pequena embarcação a remos que se encontra ao dispor dos nossos hóspedes*.

Passeios pela Ria são possíveis desde duas horas antes até duas horas depois da baixa mar. Em todas as casas encontrará uma tabela de marés com informação das horas e alturas das marés em cada dia.

Em situação de maré enchente, as ilhas pequenas na Ria oferecem excelentes condições para banhos.

Durante a preia-mar (desde duas horas antes até duas horas depois do pico da maré) as Ilhas de Tavira e da Armona são rapidamente alcançáveis com uma das canoas que se encontram à disposição dos nossos hóspedes*. Coletes para adultos e crianças e encontram-se igualmente disponíveis, bem como um folheto com informação relevante para a utilização das canoas.

                          

                       

Clique nas fotos para ampliar!

* Os barcos a remos e as canoas encontram-se à disposição dos nossos hóspedes mediante pagamento (para cobrir as despesas de manutenção) e de acordo com a disponibilidade. Por favor informe-se no local.

Pedras De'l Rei (Praia do Barril)

Este pequeno aldeamento turístico situa-se entre a Luz de Tavira e Santa Luzia, a cerca de 1,5km do Livramento (passando a Luz na EN 125 em direcção a Tavira, volta-se à direita 800m após à povoação). Possui uma ponte que atravessa o canal principal e um caminho pela Ria até à praia, caminho este que também pode ser percorrido num pequeno comboio turístico que circula durante todo o ano. Os apoios balneares resultaram da remodelação de uma antiga povoação de apoio à pesca do atum, oferecendo actualmente uma estrutura muito bem cuidada e equipada, com bar, restaurante, balneários, escola de windsurf, aluguer de sombrinhas e espreguiçadeiras, bem como uma praia vigiada. Nos meses de Verão é uma praia bastante movimentada, mas basta passear um pouco ao longo da praia para fugir da confusão e encontrar lugares mais sossegados. Para quem gosta de caminhadas maiores, pode andar sempre pela praia até ao Livramento, ou em sentido contrário, até à Praia da Ilha de Tavira.

Esta praia é acessível a pessoas de mobilidade reduzida.

 

     

Página oficial do aldeamento

Ilha de Tavira

A Praia da Ilha de Tavira é das mais famosas no sotavento algarvio. É acessível de barco, a partir de Tavira ou das Quatro Águas. Possui infra-estruturas diversas, desde um parque de campismo com minimercado, até bares, restaurantes, aluguer de colmos e praia vigiada. É o sítio ideal para quem procura uma praia animada, quer durante o dia, quer à noite, quando há animação nos bares até às 2h - os Aquatáxis circulam toda a noite!

A praia em si é muito bonita, com águas límpidas, que com vento de sudeste produzem uma ondulação agradável, muito procurada para surf e bodyboard. Sem esquecer as famosas bolinhas, apregoadas em bom som pelo Marinho e seus colegas.

     

Quatro Águas e o barco para a Ilha de Tavira

Ilha da Fuzeta

A Fuzeta é uma pequena vila piscatória, onde o desenvolvimento turístico do Algarve parece ainda não ter chegado. A partir do porto de pesca, parte um barco até à Ilha da Armona e a sua Praia da Fuzeta, vigiada e com uma pequena tasca, muito original. A praia convida a longas caminhadas.

Ilha da Culatra / Farol

As Ilhas da Armona e Culatra e suas praias são acessíveis por barco, a partir do porto de pesca de Olhão. Estas Ilhas são habitadas, possuindo pequenas vilas piscatórias onde se encontram vários bons restaurantes.

  Costa Rochosa (barlavento)

A costa rochosa do barlavento algarvio merece certamente uma visita, por exemplo, em torno de Albufeira  (Praia da Galé, Santa Eulália, Evaristo, Salgados, Forte de São João, Oura), Carvoeiro e Armação da Pêra. São zonas de beleza paisagística incomparável, com águas translúcidas, mas mais frias do que na zona da Ria. Infelizmente, esta faixa da costa encontra-se muito artificializada, com construção intensa junto à costa e grandes enchentes de banhistas, sobretudo de Junho a Setembro. A partir de Lagos, regressamos ao Algarve original e calmo, com praias lindíssimas em toda a faixa entre Lagos, Sagres, Aljezur e início da Costa Alentejana. Aí encontramos praias praticamente desertas e intocadas, cuja única desvantagem é o seu clima atlântico, fresco e ventoso mesmo em pleno verão, com águas geladas.

       

 

     

Casa Bela Sombra             Casa Barrada        Casa Palmito

Arredores Praias Observação aves Actividades Localização Contactos